Aula de Metodologia Qualitativa no Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde

No dia 24 de outubro de 2024, o Programa de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da SMS RJ promoveu um importante módulo sobre Metodologia Qualitativa, com o intuito de aprofundar os conhecimentos dos alunos acerca das bases da pesquisa social. As atividades ocorreram na OTICS PARN, localizada na Av. Treze de Maio, 23 – sala 901, no Centro do Rio de Janeiro.

A primeira aula, iniciada às 08h45, foi ministrada pelo Professor Willer Marcondes, que abordou as bases da pesquisa social. Nesta sessão, o professor apresentou conceitos fundamentais sobre metodologias qualitativas, enfatizando a relevância dessas abordagens para a compreensão dos fenômenos sociais e a coleta de dados qualitativos. Os alunos foram estimulados a refletir sobre a importância da pesquisa qualitativa no contexto da atenção primária à saúde, bem como sobre as diferentes técnicas e instrumentos que podem ser utilizados para realizar investigações sociais de forma eficaz.

Às 14h, a Profa. Valéria Monterio deu continuidade ao módulo, apresentando a disciplina de Pesquisa Social. A professora destacou a aplicação prática das teorias discutidas na aula anterior, proporcionando aos alunos uma visão mais ampla sobre como conduzir pesquisas qualitativas no campo da saúde. Durante sua exposição, Valéria Monterio abordou casos práticos e experiências vivenciadas em pesquisas anteriores, permitindo que os alunos se familiarizassem com os desafios e as oportunidades que surgem ao se realizar investigações em ambientes comunitários e de saúde.

Este módulo representa uma etapa significativa na formação dos mestrandos, capacitando-os a desenvolver competências essenciais para a prática da pesquisa na área da saúde. A compreensão dos métodos qualitativos é fundamental para a construção de intervenções mais efetivas e sensíveis às necessidades da população.

A SMS RJ reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados e com a produção de conhecimento que possa impactar positivamente a atenção primária à saúde no Estado do Rio de Janeiro. Os alunos são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas em suas futuras atividades profissionais, contribuindo assim para o fortalecimento da pesquisa e da prática em saúde pública.